quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Importância da tireóide

É importante fazer os exames da tireóide, que medem o nível de determinados hormônios. Muitas pessoas ou estão muito ansiosas ou muito deprimidas em virtude de hipotiroidismo ou hipertireoidismo.Ou com perda de pesa ou ganho de peso. Disfunções na tireoide alteram todo o metabolismo do corpo. Descobri que tenho hipotiroidismo.Já comecei meu tratamento medicamentoso com hormônios. Nesse caso, do hipotiroidismo, a pessoa, no geral, ganha peso e fica deprimida. Exame simples, medicação bem acessível (gratuita na rede pública).

sábado, 2 de novembro de 2013

Pânico e TOC tem cura?

É uma pergunta que muitos fazem: há cura para transtorno do pânico e TOC? Pelo tanto que li e pesquisei, a resposta mais sensata é: talvez sim no caso do transtorno do pânico (síndrome do pânico) e não no caso do TOC Se curar é ser independente de medicação...se curar é não ter recaídas. Há pessoas mais e pessoas menos ansiosas.É uma característica pessoal. De fato o tratamento do transtorno do pânico é bem mais eficaz e rápido que o do TOC e exige, no geral, menos dosagem de medicação. De uma situação terrível (no auge de crises de pânico) para uma melhora expressiva, com uso de medicação (e acerto dela e sua respectiva dosagem), se passam poucos dias.Na primeira semana, pode haver uma piora inicial, o que é perfeitamente normal. Eu não tive usando citalopram, mas tive quando me tratei com escitalopram (Lexapro).Mas foi breve (coisa de 5 dias/ 1 semana).Ambos as medicações são bastante eficientes em ambas as doenças. Me tratei com escitalopram em 2008..e tive forte recaída em 2013..e após pesquisar, li que era muito comum recaídas após 3 anos sem medicação...foi o que ocorreu comigo..parei de tomar em 2010. Já no caso do TOC a coisa muda de figura...com 2 psiquiatras a qual me tratei, ambos foram enfáticos: você terá que tomar antidepressivo pelo resto da vida, porem, em doses baixas. O TOC é mais complicado, mas nem por isso, deixa de diminuir seus efeitos com tratamento medicamentoso - é muito importante, com terapia paralelamente. Não tenho me tratado com terapia pois falta $$$...mas tenho usado as técnicas que aprendi, ou seja, enfrentar os rituais habituais..mesmo que gere forte ansiedade inicial.Assim, você diminui a importância das obssessões (os maus pensamentos) A medicação ajudou bastante (citalopram 50mg + rivotril 2 mg), mas o uso das técnicas de exposição (enfrentamento) são de suma importância) Eu perdia 2 horas, 3 horas diárias fazendo rituais. Hoje, não mais que 30 minutos. É uma vitória e tanto, graças ao meu bom Deus!

sábado, 26 de outubro de 2013

Só remédio não ajuda!

Ao fazer um tratamento medicamentoso contra os distúrbios ansiosos/depressivos, tenha a certeza que só a medicação não basta. Você deve mudar a forma de encarar as coisas da vida, os problemas e desafios...ser mais forte, ser até, mais egoísta, pois quem sofrerá mais é você mesmo. Percebo que síndrome do pânico é um esgotamento emocional, um estresse muito forte, onde tentamos fugir de nós mesmo..um enorme desespero! Mude a mente e se trate! Certamente após poucas semanas com tratamento correto, suas crises de pânico vão embora - e isso pode não ser tão benéfico, pois muitos relaxam com essa rápida melhora, se esquecendo de cuidar, da mente.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Citalopram: 50mg

Minha médica aumentou recentemente a dosagem de meu citalopram para 50mg/dia, sempre pela manhã. Como tenho síndrome do pânico e Toc, ela afirmou que essa dosagem elevada se faz necessária.E disse também que, certamente, terei que tomar citalopram pelo resto da vida, porem, em doses baixas. É o segundo profissional que me informou essa continuidade do citalopram para sempre - e doses mais elevadas para portadores do TOC (e tem ajudado bastante). Mandei manipular o Citalopram de 50mg..saiu R$ 36,00 com 60 comprimidos.Não senti diferença alguma com relação ao genérico ou de "marca". Faço uso de rivotril 2 mg/dia, porem a médica insiste para que eu diminua o mais breve, passo-a-passo. P.S> me trato na rede pública (AMA), aqui em São Paulo.Muito bom atendimento, exceto pela demora no retorno.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A morte do milenar povo da Síria

Sim..é chocante..sim, é terrível...mas é a realidade do que ocorre nas mãos do governo assassino da Síria.Uso de armas químicas... Não compartilho pois gosto de desgraça...compartilho, pois muitos não sabem que uma nação está sendo dizimada, sob o silêncio das nações ricas.E da nossa. Perto de 100 mil já perderam a vida na Síria...só hoje, perto de 1200 pessoas. Nossa comunidade síria é uma das maiores do mundo.Espero que possam fazer alguma pressão, algo para acabar com essa barbárie, essa imundice. Não há como se calar..passem para frente o seu repúdio.

O mundo em 2025

O mundo em 2025 José Dirceu assume seu segundo mandato como primeiro-ministro...imagens do presidente eterno, Lula, é vista pela multidão, em 4D, na praça Simon Bolívar. O salário mínimo será de 1000.000,00 de Novos-Castros (NC$), o que equivale à $ 45,00 Ping Pong (PP$ - a nova moeda chinesa). O México invade a Costa-Oeste dos EUA, sem resistência dos norte-americanos.A presidente Michelle Obama pede cessar-fogo. Palestinos continuam a jogar pedras nos soldados israelenses, que revidam com mísseis. Após o terremoto de 12 graus na escala Richter que separou o Chile da América do Sul, juntando-o à Nova Zelândia, ambos os países estudam a formação de uma só nação. Ângela Merkel, a presidente da Europa, extingue o Euro e introduz o marco alemão. A Grécia é expulsa da África, após ser expulsa da Europa. A Espanha é comprada pelo Walmart. A Somália legaliza a profissão de pirata. Continuam os vazamentos de radiação de Fukushima, 14 anos após o grande terremoto e tsunami. Messi ganha a 15a bola de ouro.Ronaldo volta aos gramados. As obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 ficarão prontas ainda em 2025, segundo o ministro das obras públicas, Tiririca. O Rio volta a ser sede das Olimpíadas, pois nenhuma outra cidade quis se candidatar. A Tim ainda é alvo de reclamações pela qualidade do sinal. O Mille ganha opção de rodas aro 14' . A Kombi volta ao mercado, agora com opção da 5a marcha e supercalotas. Barrichello testará o novo carro da Vettel-Racing.

sábado, 17 de agosto de 2013

Salários mínimos

Mano abraão

Sou o mano Abraão Moro na Vila Nova Conceição Tenho uma vida... nada sofrida Todo dia...uma nova vadia ------------------------------- Acordo para estudar...mas só vou para azarar Minhas mesadas...pagam minhas baladas Enquanto muitos vão de busão...vou de Porsche Carrerão Os pobres na cantina...e eu na trattoria. ----------------------------------- Sou o mano Abraão Moro na Vila Nova Conceição Tenho uma vida... nada sofrida Todo dia...uma nova vadia ----------------------------------- Meio-dia ainda é madrugada Maria me acorda e me entope de gemada Peço ovo poché, mas ela não sabe o que é Maria, que amargura...desse jeito vai para a rua. -------------------------------------- Goldstein, Goodman, Goldenberger e Baum Esse são meus manos de coração Sarah, Raquel e Rebeca Sempre em nossa diversão ------------------------------------ Esse é o desabafo...de um mano da Vila Nova Conceição Não há problemas, por isso não há solução Não pense em copiar um trecho dessa canção Se não Schwartz & Associados te processarão ------------------------------------

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Realidade nos relacionamentos

1° - não existe príncipe ou princesa encantada 2° - nem tudo serão flores - ou trevas 3° - a probabilidade de encontrar o amor da sua vida na balada beira o 0% 4° - em certos dias você desejará jogar tudo para o alto 5° - você pensa que o namorado da sua amiga é mais carinhoso, educado e rico 6° - sempre aparecerá um espírito de porco tentando desestimular sua relação 7° - se sua relação está algo estremecida, algum urubu te rodeará 8° - comparações com ex é inevitável, porem, fatal muitas vezes 9° - você inveja a relação da amiga (mesmo sabendo que ele trai, bebe e cheira) 10° - no começo, há paixão, mas paixão acaba e sobrevive o amor (que é real)

Operação Sete de Setembro

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Faça um ditador feliz!

Algumas realidades da vida...

1º - nada se alcança sem trabalho. 2º - trabalhar mais não significa, necessariamente, maior êxito.Mas deve-se trabalhar em algum grau. Porem se trabalhar mais, terá maior probabilidade de sucesso. 3º - conhecimento, rede de contatos, sorte, benção divina e planejamento são de suma importância.Sem esses pontos, seu trabalho é em vão. 4º - uma ótima ideia sem ser trabalhada, não passa de uma ideia. 5º - o fracassado de hoje pode ser o seu patrão amanhã. 6º - não desdenhe dos nerds. 7º - errar é humano..porem, às vezes, só se dá para errar uma vez. 8º - nada resiste à ação impiedosa do tempo - nem um par de seios. 9º - carro 0 km é o pior investimento que existe. 10º - se sair com alguém por interesse, lembre-se que as prostitutas fazem o mesmo, porem, com honestidade. 11º - nunca duvide da capacidade de superação do ser humano. 12º - dinheiro algum compra amor.Dinheiro compra prazer. 13º - quem muito tem, pouco fala. 14º - sempre conte até 3 antes de falar. 15º - uma pessoa que não sonha, não vive, sobrevive. 16º - quem não perdoa não pode exigir perdão.

Citalopram e certa indiferença acerca dos problemas

Não sei ao certo se é um efeito colateral do Citalopram, ao menos na dosagem que uso, de 40 mg/dia, mas percebo certa indiferença para com os problemas à minha volta. Mesmo um problema de maior relevância, não tem me abalado.Antes, qualquer problema, fazia meu coração disparar e a ansiedade ir à mil.Hoje, pouco ou nada sinto. De um lado é muito bom, pois fisicamente nada ou pouco sinto.Por outro, inibe as emoções. Antes, ao me deparar com um problema, meu sono era muito ruim...hoje durmo bem, graças à Deus.

Planejamento familiar.

O brasileiro tem aprendido que por filho no mundo, à revelia, é uma péssima ideia. Segundo a Cia (cia.gov/theworldfactbook), nossa taxa de crescimento populacional é de apenas 0,83%, abaixo da taxa de crescimento populacional dos EUA, Nova Zelândia, San Marino e Suiça.

Filhos por mulher no Brasil

Sinal dos tempos... Segundo a Cia (cia/theworldfactbook), a mulher brasileira tem, em média, 1,81 filhos...inferior à média das mulheres da Nova Zelândia,Estados Unidos, Reino Unido e França.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Citalopram x Escitalopram (Lexapro)

Eu tomei por 2 anos o escitalopram (Lexapro), 20 mg/dia..pesava bem no bolso, mas mantive esses 2 anos certinho. 3 anos após o término do uso da medicação, tive recaída (o que é algo comum)..os psiquiatras (fui em dois), me indicaram citalopram.Iniciando com 10 mg, depois passando para 20mg, 30 mg e hoje tomo 40 mg/dia.(junto com clonazepam 2mg/dia) Até pedi que me prescrevessem o escitalopram (por já ter usado no passado), mas ambos insistiram no citalopram. Os efeitos colaterais foram mais brandos que no escitalopram (no meu caso)...mas em questão das crises de pânico,ambos reduziram para quase 0 tais crises, graças à Deus. A sua eficácia, se assemelhou ao Lexapro.No caso do Toc, o citalopram foi melhor que o escitalopram (Lexapro) no meu caso.(Toc tem tratamento mais complicado, mesmo sendo uma transtorno ansioso) Tomo 40 mg/dia de citalopram, pois tenho TOC também. Essa dosagem tem sido a ideal e certamente tomarei pelo resto da vida tal medicação, segundo dois psiquiatras (doses baixas de manutenção). O preço é um diferencial e tanto.Genérico você encontra por R$ 50,00 20 mg. Manipulado é medicação barata até: paguei R$ 32,00, 40mg com 60 cápsulas! Manipulei numa rede com 10 farmácias, em São Paulo. Tem sido tão bom quanto o genérico que usava. Após a primeira semana de citalopram (10 mg), já comecei a sentir diminuição das crises...após 15 dias, já com 20 mg, as crises sumiram..e hoje, mal me recordo das crises (tomo há cerca de 3 meses citalopram + clonazepam (rivotril)

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pouco mais de 2 meses com citalopram + clonazepam

Olá à todos. Estou há pouco mais de 2 meses tomando citalopram + rivotril. Iniciei com 10 mg de citalopram..1 semana depois, 20 mg (por 1 mês)..dose aumentada para 30mg/dia (por 1 mês) e recentemente aumentada para 40mg/dia de citalopram, em vista que tenho Toc e síndrome do pânico. Rivotril tomo 2 mg/dia...o médico me prescreveu dose única à noite, mas achei forte e divido em duas doses/dia..me sinto melhor assim.O rivotril tem um efeito longo e não deixa "brecha" entre as doses. Sempre fui muito explosivo, em especial, nessa fase que está difícil a minha vida. Porem...essa combinação me fez uma pessoa muito mais tranquila, menos ansiosa, que não explode...os sintomas de palpitação, aperto no peito, tremores sumiram. A bem da verdade haviam diminuído bastante logo após 15 dias de tratamento. E o medo de novas crises de pânico, diminuíram consideravelmente. Eu não sou um adepto da medicação,mesmo tomando-a. Porem...é preferível eu viver com medicação do que com medo e crises. A psiquiatra (que é de uma Ama - público), foi bem profissional e me alertou que talvez eu tenha que manter o citalopram em doses baixas pelo resto da vida (dose de controle). Prefiro ter uma leve sonolência e alguma prisão de ventre como efeitos colaterais do que todos os males que o pânico me causou. Alguns temem a medicação. Tomo 2 mg/dia de rivotril (clonazepam)...em breve será diminuída essa dose até ser retirada paulatinamnete.Mas digo que ele foi testado com uso de até 20 mg/dia.10 vezes mais que eu uso. Não bebo (nem poderia, devido à medicação), não fumo,não uso drogas. A vida não anda fácil.Preciso de um suporte. E, graças à Deus, hoje estou numa condição que não imaginaria, em medos de maio desse ano. Fui em psiquiatra particular inicialmente...não gostei. Procurei uma Ama (São Paulo-SP)..fui encaminhado à um psiquiatra..demorou 1 mês e meio para ser atendido e já tenho o retorno agendado. Não foi tão demorado (o normal está perto de 3 meses),pois fui instruído a procurar a assistente social, que me encaixou. Clonazepam (rivotril é o nome comercial), pego no posto. O citalopram comprei na farmácia..são perto de R$ 150,00/mês com 40 mg. Porem..a psiquiatra disse para manipular..paguei R$ 33,50 com 60 capsulas de 40mg...uma diferença enorme. Quem tem muita urgência (não que eu não tivesse, mas já havia passado por isso - tive recaída, então sabia o que era), procure, em São Paulo, o Hospital Psiquiátrico Vila Mariana, na Rua Major Maragliano, nº 241 – Vila Mariana. Atende também público e funciona 24 horas por dia. (11-3466-2100 - caism.sac@santacasasp.org.br). Foi uma indicação de uma médica de uma Ama, que se tratou lá. Tem tratamento, tem controle. Minhas crises cessaram e meu Toc diminui bastante (o Toc tem um tratamento mais difícil e requer terapia, o que não tenho conseguido pagar, mesmo sabendo que há terapia gratuita,porem tem de ter paciência.) Que Deus abençoe à todos nessa luta, mas digo: passa..tudo o que vocês sentem de ruim hoje, passa.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

28 dias com citalopram + rivotril - TOC e síndrome do pânico

28 dias citalopram + rivotril Graças à Deus não tive mais crises de pânico,mesmo passando por poucas e boas na minha vida nesses tempos (se não fossem os pepinos, certamente nem medicação precisaria tomar) Porem...no caso do TOC houve pouco progresso..o médico havia me alertado que no caso do TOC, no geral, a dosagem do antidepressivo é maior. Volto ao médico em 06 dias...vamos ver!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Obssessão?Doença física ou espiritual?

Há pouco me deparei com uma matéria onde um especialista da USP salienta que há, de fato, doenças da alma. Tenho TOC...não sei dizr se é minha alma doente ou meu físico. Parece que tudo é maior que o real...tudo me faz sofrer em demasia. Já tomei medicação de ponta (Lexapro 20mg).Acabou com a ansiedade,mas não com os maus pensamentos. Hoje tomo Citalopram de 20mg.Ajuda na ansiedade...mas e os maus pensamentos?esse pessimismo doentio? Devo cuidar do lado espiritual agora. Sou prova viva que medicação(e fiz terapia também no passado, coisa de 15 sessões) não me tiraram maus pensamentos. Deus em nossas vidas é tudo..Ele é dono de tudo.o fato de ter fé Nele é um santo remédio!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

11 dias com Citalopram

Hoje estou no 11. dia com Citalopram (há 4 dias, com 20mg - iniciado com 10mg, conforme recomendação médica). Percebo muita moleza e sonolência.Ontem deu um ataque de pânico não muito expressivo (sofro de TOC também). Percebi que os maus pensamentos aumentaram. Isso era previsto,pois nas duas primeiras semanas, no geral, os sintomas tendem a piorar, mas no aspecto geral, graças à Deus, estou melhor do que sem a medicação. Tomo junto Rivotril 2mg, 2,5mg/dia. O médico prescreveu 2 mg à noite, mas não me habituei e acho 2 mg uma forte pancada.Inclusive ele disse para eu usar o alprazolam que eu usava por conta junto com o Rivotril (por uns 15 dias que era o que eu tinha de medicação), mas ai seriam 2mg de alprazolam e 2 mg de rivotril/dia...não quero chumbar..quero diminuir o nervosismo e ansiedade. Tomei no passado o escitalopram, que é um sal mais "puro" que o citalopram.Nos primeiros dias foram terríveis...não me habituei com a dosagem de 20mg, sendo reduzida para 10mg...era muita depressão, vontade de morrer(e eu nunca tive isso). De qualquer maneira, 20mg de Citalopram equivale, em média, à 10mg de escitalopram. Não me sinto tão deprimido, mas sim, muito molenga, como um anêmico (mesmo estando corado)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Meu 4o. dia com Citalopram + rivotril

Hoje estou no meu 4o dia de Citalopram + Rivotril. A bem da verdade, meu médico disse para eu usar junto o Alprazolam que eu havia comprado sem receita, usar até acabar (mais uns 15 dias), mas achei mais prudente parar com o Alprazolam (só tomava há 10 dias e, com isso não há abstinência ou dependência - só acima de 1 mês, 2 meses).Sem citar que se, há alguma abstinência, há o Rivotril para diminuir evenuais sintomas. Usava 2mg/dia de Alprazolam e o médico me prescreveu mais 2 mg/dia de Rivotril.Acho muita coisa.Seria 4mg/dia de ansiolítico!Não que não há casos até mais que isso, mas eu uso agora antidepressivo, que faz um papel de ansiolítico também. Fiquei só com o Rivotril que, ao invés de usar só à noite como prescrito, estou usando em 3 doses/dia...ficando nos 2 mg ou 2,5mg, não mais. Eu já usei essa dose dividida em 3 por dia e tive êxito..Acho que 2 mg antes de dormir me fará chumbar e tenho dormido bem, graças à Deus. Bom..sobre o Citalopram...nenhum efeito colateral importante...alguma sonolência. Os tremores passaram...taquicardias, estão exporádicas.O medo, diminuiu, graças à Deus. Estou tomando 10mg/dia de Citalopram e aumentarei (por recomendação médica), para 20mg/dia após 7 dias. Sábado consegui ir até a lotérica e ontem, até à igreja...fui dirigindo. Digo que é de suma importância que haja uma exposição gradual ao medo de sair.O remédio vai diminuir a ansiedade, a depressão gerada por essa doença, mas sozinho o remédio tem limitações. Fé em Deus e força à todos!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

RIvotril+alprazolam+citalopram

Hoje fui ao psiquiatra. Ele me receitou citalopram (iniciar com 10mg e 1 semana depois, passar para 20mg). Como eu uso alprazolam (por conta) há cerca de 10 dias, ele disse para usar como eu vinha usando (2mg/dia) e, à noite, 2 mg de rivotril. Acho 4 mg/dia de ansiolítico, mesmo na situação estressante que vivo, muita coisa. Vou diminuindo o alprazolam até acabar (uns 15 ias) e só ficarei com o rivotril (2mg à noite)..mas não 4mg/dia de cada...não quero ficar chapado!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pensamentos que atormentam

A mente não para de trabalhar. Minha vida passa por varios problemas estressantes, as quais não onsigo resolver por completo. Ninguem da família, graças à Deus, está doente ou passando necessidades. Eu já passo por dificuldades financeiras, algumas dívidas, mas não passo privações. Algumas pessoas viveriam em paz nas mesma cicurnstâncias as quais vivo atualmente. Mas, para mim, se algo sai do eixo, eu fico doente, ansioso, agitado. Não é nervoso, pois não explodo - nem sinto necessidade de explodir. Mas desejo resolver tudo, mesmo sabendo que não posso. E a minha característca me leva à pensar: pânico é uma doença ou uma característica conflitante? Quero tudo certinho, mas o mundo não é assim - nem eu sou. Minha mente está exausta.Tudo me dá ansiedade.E nem sempre me dá taquicardia..às vezes fico super ansioso e meu coração está à pouco mais de 60 bpm

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pânico..e..o...medo..de..ir..ao..hospoital

Ontem..deixei..o.medo..de...lado..e.fui..ao..P.S Queria....tirar..um....eletro.. Como...todo...portador..de..sindrome..do..pânico...ja..fui..pensando..no..pior. Na..triagem..minha..respiração..estava..em..98%...o..limite..é..99%..ótimo! Eletro..tudo..ok. Nem..extra-sístole. O....médico..me..deu..a..guia..para..marcar..um..psiquiatra..."seu..problema.é..a.cabeça",frizou.. Fui..pelo..SUS...maravilha? Não..péssimo? Também..não Marcação..de.psquiatra..no..SUS..(São..Paulo-SP):02..meses No..meu..antigo..convênio..(que...nao...era..barato):..02..meses. Uma.moça..ao..meu..lado..estava..ansiosa...fez..eletro..deu..alteração...eles.nao..iriam.libera-la..se..não..soubessem..o.que..ela..tinha...assim....disse..o..médico.

domingo, 28 de abril de 2013

Ansiedade..no..limite...abstinência..rivotril?

Tenho..passsado..uma..fase..dificil..na..vida...o..que...certamente..auxiliou..para..a.volta...de..crises..de.pânico..auxiliado..pelo..TOC. Estou....sem..convenio..médico..e..resolvi,por..conta...parar..com...o..rivotril.(tomava..perto..de.3mg/dia..por..anos..a.fio)..substituindo..pelo..alprazolam.(ele..foi..me..prescrito..pois..ajudava..na..agorafobia)-..usei...anos..atrás...com..prescrição..médica.. Estou...tomando..a..mesma..quantidade..prescrita..2mg/dia. São..7..dias..sem...rivotril...tem..sido..uma..barra! Não..comecei..a.usar..pelo..acaso,por...conta..mas..sim...com..prescrição..médica....depois...comprava..por.."conta". Fora..a.crise..de.pânico..sinto..tremores..medo..excessivo..perda..de.apetite..eventuais..taquicardias...muita..tontura..apreensão..tensão...dificuldades..para..dormir.ou..seja..pavor..constante. Já..fiz...retirada..medicamentosa...abruptamente..com..e..sem..acompanhamento..médico..essa..é..a..mas..brava.. Não..sei..se...a...abstinência..é..emocional..pois..estou..tomando..outro..ansiolítico..da..mesma..classe..ou..se..é..físico;..mesmo.. Mas..nunca...façam...a..interrupção..abrupta..do..uso..de...ansiolíticos...façam..o...desmame. Já..usei..alcool...com..remédio..(não..juntos)...combinação..desnecessária..e...de..riscos...incertos..(em..alguns..nada..faz..em..outros..potencializa..os..efeitos...do..ansiolítico) É..sofrível..a..abstinência...nunca..esperimentei.maconha..cocaína..ou..algo..do..gênero...mas..assumo..que..sou..um..viciado..em.."drogas..legais" Essa..abstinência.gera...muita..ansiedade...às..vezes..a..mente..não...pára...depois,o..corpo..não..descansa.. Mas..no..geral..o..pico..máximo..da..síndrome..de.abstinência..é..de.14..dias...tenho..de..ter..paciência...são..07.dias..sem..rivotril..percebi..uma..diminuição..das.taquicardias..na..verdade..a..pulsação..está..até..normal...(60/70bpm..em..descanso) Voltarei..a...usar..a..mesma....medicação..que..me..ajudou..no..tratamento...das..crises..de.pânico..anterior..precrito.pelo..médico. Que..o...uso..do..alprazolam...seja..só..temporário.. Fiquei..anos..tomando..ou..bromazepam...rivotril..e,..em..menor..tempo..alprazolam. Abusei.nas..dosagens? Não..nunca.. Mas..sempre..usando....dentro...do..límite..informado..na..bula..ou-obedecendo..a..precrição..médica. A..posologia..do..rivotril..é..de..até..20mg/dia...eu...usava..7.vezes..menos.. Seja..psciológica..ou..não..essa..abstinência..nunca..mais..tomo..nada..por..conta.. Irei..ao..psiquiatra..e..passarei..meu...histórico..e..informarei..que..melhor..me...dei..para..o.pânico..(escitalopram) Em..2008..não..saia..de...casa(agorafobia)...após..forte..crise..de...pânico..pensei..que..ia..morrer..fui..ao..PS..presão.normal..eletro..normal! 07..dias..depois...me..tratando..com..escitalopram..e.alprazolam..eu..já...estava.viajando..dirigindo..em..estrada..nem..imaginava...que..poderia! Quem..Deus..me..abençõe..e...abençoe.à.todos..que..passam..pelo..o..que..estou..passando..ou..quem..está..com..crises..de...pânico...TOC..estresse..TAG....bipolar..etc. (P.S..estou..escrevendo...usando.."pontos"...pois..o.."espaço"...parou..de..funcionar.) Nada.vale..mais..que..sua..vida,por..pior..que..esteja...nada..vale..mais..que..sua..alma..não..deixe..de..ter..amor..em..Deus...fé..em...Jesus..Cristo...e..tratem-se..adequadamente!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Querer estar junto, mas bem...

Creio que muitos dos visitantes desse blog tenham presenciado que eu sou portador de transtornos ansiosos (síndrome do pânico e TOC). Bem resumidamente: esses transtornos ansiosos são alimentados basicamente por pensamentos equivocados, medo excessivo e compulsões/rituais. Para quem não os tem, parece bobagem, coisa de gente fresca ou falta de ter o que fazer. Mas para quem os tem, a realidade é dura e cruel, pois o dano sócio-econômico é terrível. Essa é minha atualidade (peço à Deus que me ajude a sair dessa). Limitei minha vida profissional, minha vida acadêmica (parei no 2o ano de aministração em comércio exterior) por agorafobia (medo de sair de casa/estar fora). Enfim...me empepinei financeiramente e tenho dificuldades em sair desse atoleiro, pelos transtornos que tenho, que vão e voltam.Me tratei com afinco, mas faltou mais esforço talvez. Mas o que me machuca é ter magoado uma pessoa que amo muito: A Cris. Ela me ajudou até onde pode e eu me ajudei também.Ms menos que o necessário. Não estamos mais juntos. Me faltou dinheiro para poder vê-la, para sair.E faltou também, saúde emocional (tive duas crises de pânico em 4 meses que atacaram meu quadro agorafobico).Só que os medos, são diários. Amo muito a Cris. Queria que ela estivesse comigo.Sinto muita saudades de nossa vida em conjunto.E amor.Muito amor. Peço desculpa, Cris, pelos danos que te causei. Jamais quis o mal..sempre, absolutamente sempre quis o melhor para ambos e nunca, em nenhum momento, escondi meus reais propósitos e sentimentos para contigo. Tudo foi (e é) verdadeiro. Desde a adolescência eu sentia algo por você.Poucos dias antes de nos reencontrarmos, eu pensei em você com carinho e saudades.Algo inexplicável e mágico, único. 14 anos separados, penso em você e poucos dias depois a gente se reencontra mesmo sem ter planejado? Algo de Deus, sem dúvidas. Por isso, peço à Deus que te proteja, te abençoe, seus familiares e que faça feliz. E peço à Deus que me ajude nessa luta, nesses medos e nessa situação em que me encontro. Aos que lerem e tiverem suas crenças, peço que façam suas preces por mim, para eu me reencontrar, sair dessa. Deus abençoe à todos! E à Cris, mil desculpas por tudo e pedindo à Deus que nos una, mas bem! Denis Ribeiro Salvá

terça-feira, 23 de abril de 2013

TOC, os danos e a culpa

Há 1 ano e meio atrás minha relação de 7 anos terminou.Eu não queria - nem ela, penso eu. Me sinto culpado.Sei que ela tentou me ajudar bastante e se desgastou, mas eu vim de anos e anos à fio com transtorno do pânico com quadro de agorafobia e TOC. Todos transtornos ansiosos podem se intercalarem. Isso me causou um dano sócio-econômico terrível.E a ela também. Jamais gostaria de ter passado isso à amada Cris. Me tratei com medicação, religiosamente seguida por 2 anos ininterruptos. Fiz umas 15 sessões de terapia (não fiz mais por falta de grana). Mas eu precisava mais...houveram muitos danos em minha vida que intensificaram esse TOC (assim como o pânico e a agorafobia). Atrapalhou tudo.Minha vida, dos que me cercam, meu futuro. Mas a culpa ficou...prejudiquei quem eu amo.Sempre quis fazer o melhor, mas não pude. Algumas (poucas) vezes menti, para não me sentir diminuido perante ela. Para não me sentir incapaz e inferior.Não mentiras graves, mas, mesmo assim, não deixaram de ser mentiras. Sei que se não fosse esses transtornos ansiosos, eu estaria num patamar melhor.Sei da minha inteligência, de minha capacidade.Mas sei como é duro viver com esses trasntornos. Carrego isso desde meus 10/11 anos. Fui numa porrada de médicos quando pré-adolescente e adolescente.Diagnóstico? Nada. Só aos 16 para 17 anos fui diagnosticado com síndrome do pânico por um psiquiatra.A maioria dos médicos nem sabiam o que era aquilo que eu sentia. Tive recaída aos 24, 32 e agora, aos 36. Me tratei com medicamentos aos 16 p/ 17 anos, aos 24, 32.Hoje uso só ansiolítico (nas doses e horários que era prescrito anteriormente). Mas o medo de quem passa por crises de pânico e demais transtornos ansiosos gera tantos danos e tantas culpas... Eu gostaria de poder voltar atrás.Tentar ser melhor...mas sei que nem os médicos sabiam o que eu tinha.O dano desse vácuo de, ao menos 6 anos sem diagnóstico, já estava estabelecido. Cris...me perdoe por ter interferido tanto em sua vida.Sei que tivemos bons momentos e maus momentos - muitos deles decorrentes de meus problemas. Não a culpo em hipótese alguma por ter me deixado.Antes um doente que dois doentes. Você sofria ao meu lado.Fez o que pode. Mas não é normal, nem justo sofrer sempre. Peço à Deus que te abençoe, te proteja e não permita que sofra 1% do que eu sofro.E peço à Ele, que me ajude a encontrar um caminho para eu ter mais qualidade de vida - e uma vida de fato.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Quis tanto ir ao show, mas a agorafobia não deixou

Essa agorafobia, que insiste em me rodear...quis tanto ir ao show de Regina Spektor ontem...ganhei um par de convites, mas o medo falou mais alto.Fiz uma frase bem bacana para concorrer - e sabendo que iria ganhar, pois foi muito bem elaborada. Isso entristece, mas bola pra frente. Não fui esse ano, mas ano que vem ou mesmo esse ano, entro num avião e vou ver o show, não apenas por ser fã, mas por aquela raiva plantada ser...suplantada.

terça-feira, 9 de abril de 2013

#umabarbieparakim

#umabarbieparakim

domingo, 7 de abril de 2013

O Brasil e seu descaso com o custo alimentação

Quando o custo da alimentação sobe, os mais prejudicados são os mais pobres, pois parcela maior de seus rendimentos vai para a alimentação. É inadmissível que um país como o nosso, com a vastidão de terras e baixa densidade populacional, permita que os alimentos subam mais de 30% em 12 meses!

As mais sofisticadas iguarias do mundo...

domingo, 17 de março de 2013

Amar é deixar viver

Por mais que se ame alguém, por mais que se queira estar ao lado de alguém, deve-se, de antemão, saber se você pode ou não oferecer algo à pessoa amada, que não sejam só promessas. Ações são necessárias. Amar é desejar e fazer o bem antes de tudo, mesmo que para isso, você deva deixar a pessoa amada seguir seu caminho. Eu respeito a decisão do silêncio. Eu respeito a decisão de ser deixado, por problemas relacionados à minha saúde físico-mental-espiritual e minha falta de perspectivas imediatas. Respeitar não significa concordar em tudo.Divergências são saudáveis. Mas eu me ponho no papel da pessoa amada. Suportou situações difíceis ao meu lado por meus problemas de saúde, de complexa correção, pela bola de neve que se criou em outras áreas de minha vida. Uma pessoa, na minha opinião, deve estar ao lado da pessoa amada, mas essa pessoa não pode sofrer pela dor do outro sempre. Antes um doente que dois doentes.Essa é uma realidade lógica.E, mais que tudo, uma prova de verdadeiro amor. Deixar ir não significa desistir da pessoa amada, mas deixar que o tempo e Deus - acima de tudo, possa arrumar os ponteiros, se assim for de Sua Vontade. É muito dolorido escrever isso, mas se você não tem o que oferecer - e não adianta dizer que tem só amor, pois amor não compra coisas, é melhor deixar à cargo de Deus o desenrolar. Nunca prenda a pessoa amada à uma realidade a qual ela não quer fazer parte. Algumas pessoas estão ao lado de outras, doentes e/ou com infindáveis problemas e não desisitem.Outras não aguentam. Não dá para julgar.Cada um suporta de um nível diferente, mas ter suportado alguma situação, em algum momento, significa que teve amor e compaixão pelo próximo.

quarta-feira, 13 de março de 2013

TOC - doença ou pensamento equivocado?

O TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) é um transtorno ansioso, onde há a obssessão (pensamentos invasivos) e as compulsões (os rituais) para alívio desses pensamentos que tanto afetam a ansiedade. Já fiz tratamento medicamentoso para tratar o Toc (com o melhor que havia disponível), mas o que percebi foi a diminuição da ansiedade (e das crises de pânico), mas não dos pensamentos em sí (mas devo lembrar que cada caso é um caso). Passei por duas terapeutas e ambas foram enfáticas sobre o Toc: deixar de fazer os rituais paulatinamente. Já li sobre o Toc e de fato, seu tratamento é mais complicado, pois não se sabe bem o porquê dele existir. A medicação, no geral, é a mesma usada para o transtorno do pânico. E é comum que o portador de Toc seja portador da síndrome do pânico, pois em ambos os casos, a ansiedade excessiva está presente. E os "rituais de alívio" do Toc, levam à um aumento da ansiedade, podendo causar crises de pânico. O ponto central é: são pensamentos, as quais TODOS os portadores sabem que são exagerados ou sem lógica, mas se não fizerem os rituais, ficará um desconforto, uma ansiedade, só sendo aliviado com os rituais. A questão primordial no caso do Toc é desmistificar esses pensamentos...é criar no cérebro uma resposta que diga: "se não fizer tais rituais, nada ocorrerá e ansiedade não ficará presente" A bem da verdade, nós que temos Toc, sabemos que é assim, mas ficamos receosos em não fazer os rituais, não necesariamento pelo medo de ocorrer algo à nós e pessoas queridas, mas sim, pelo medo de ficarmos ansiosos e ter uma crise de pânico. A medicação ajuda, pois diminui a ansiedade..menos ansioso, menos "pressa" para fazer os "rituais"..é um ciclo que diminui. Mas não corta o mal pela raiz.Diminui sua intensidade, pois há um medicamento agindo. A pessoa faz menos rituais e até deixa de fazê-lo, mas porque está sob efeito de medicação. Se você diminui o ritual num dia (ficará bem ansioso), no outro dia, diminui a necessidade de fazer mais rituais.No outro dia, mais ainda, até deixar de haver essa necessidade. Mas é algo natural?Ou só funciona com medicação? Os portadores do Toc, no geral, tem a obssessão (pensamentos) e compulsões (rituais), sendo menos comum os que tem apenas as obssessões (pensamentos). Me recordo de ter tido em certa época, anos atrás, só as obssessões. Mas elas vinham se acumulando, atrapalhando meu dia a dia e ai, agregaram as compulsões (rituais). Talvez se a pessoa tiver apenas as obssessões (pensamentos), seja mais fácil tratar. Por minha experiência, eu acredito que, se não tratarmos essa forma equivocada de pensar e esssa forma equivocada de aliviar o mal estar dos pensamentos (ansidade), o tratamento medicamentoso será só um palhativo temporário. Já li que, se a pessoa conseguir ficar 3 dias sem fazer os rituais, o Toc tende a sumir, pois a pessoa se habituou à uma nova realidade de pensamento ou uma nova postura acerca de maus pensamentos. Então, os rituais deixam de existir e os maus pensamentos, deixam de ser importantes.Sendo desimportantes, para que rituais? O ciclo deve ser rompido..um alimenta o outro. Mas sabemos que é bem complicado ficar sem fazer os rituais, por isso, com um profissional (e/ou um bom livro), faça passo a passo a diminuição desse ciclo diário de sofrimento e tempo perdido.

sábado, 9 de março de 2013

Uma crise de pânico tem fim!

Sim, quem sofre desse mal, sabe que uma crise de pânico parece o fim...a respiração fica rápida e curta, o coração acelera muito, o suor é incessante, a tontura predomina, as vistas ficam vidradas, o peito dói ou aperta, assim como os braços, a garganta sufoca, dificuldade em engolir, secura na boca, estufamento, vontade de urinar, formigamento nos membros e o pavor instaurado. De fato uma crise de pânico é uma sensação forte, intensa e que deixa medo de crises futuras (ansiedade antecipatória e agorafobia - evitarão de sair/estar em locais considerados "não seguros" pela mente equivocada). Mas se excluirmos o medo exagerado, como ficariam os sintomas? Bom..o coração bate rápido como se estivesemos fazendo uma esteira ou praticando corrida.Não difere disso. A diferença é que o coração dispara numa crise do pânico não por problemas no coração, mas por um alerta equivocado do cérebro, que envia uma mensagem de perigo, sem haver perigo. É uma reposta equivocada do cérebro à algo que não existe.Não há o perigo. A maioria tem crises de pânico sem motivo aparente ou por problemas do cotidiano, não por estar num avião que está caindo! Essa é uma comparação simplista. Me recordo que tinha medo de subir uma escada e passar mal.E algumas vezes, passava mal, pois era um esforço que fazia e o coração acelerava.É assim que deve ser: o coração tem de acelerar quando se faz um esforço.Aí o pavor se instalava, vinha uma crise e, depois, o relaxamento. Quanto tempo dura? Tive crises que demoraram 20 minutos, outras 5 minutos, outras 1 minuto.Numa média, demora cerca de 5 minutos. O seu coração vai bater forte por 5 minutos em média, como se estivesse fazendo esteira por 5 minutos. É o fator medo que gera essa desordem emocional. Se não se preocupar com a crise, naturalmente ela diminiu de intensidade. O medo alimenta as crises. Se tiver uma crise, pense: já tive isso antes e nada me aconteceu..respire devagar, pelo nariz, contando até 3 e solte o ar, pela boca, devagar, contando até 3. O controle da respiração é de suma importância para diminuir ou até evitar uma crise. Outro ponto importante: não fique medindo pulsação ou sintomas NORMAIS de seu corpo. Quando o coração acelera, num exercício, pessoas transpiram mais, a boca seca mais, há formigamentos e tantos sintomas COMUNS que um portador de pânico tem numa crise, mas a trata como algo ruim. Tem gente que tem ameaças ou crises diárias.Não é o físico que sofre danos (não existem relatos de mortes ou lesões por crises de pânico), mas o emocional, o social, sim, fica muito prejudicado. E porque crises de pânico tem fim? Por que o corpo tem mecanismos que impedem que o coração passe de um determinado limite de pulsação e fique acelerado por um tempo elevado. Por isso, uma pessoa que tem síndrome do pânico, querendo ou não, terá sua crise cessada, independentemente de remédios ou artificios, pois o problema, não é o coração. Mas remédios e terapia ajudam de uma forma bastante eficaz em eventuais crises.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Imposição de opinião gay?

A maioria dos homossexuais não constituem família e não tem filhos.Sendo assim, no start inicial, possuem menos gastos, o que os levam a possuirem uma melhor condição financeira. Tendo melhores condições financeiras, podem se dedicar mais - e melhor aos estudos e, uma parte deles, trabalhará em diversos meios de comunicação. Quando você está na mídia, numa posição mais elevada, você decide o que vai ao ar. "Homossexual foi brutalmente assassinado"...manchete padrão. Mas foi morto por ser homossexual ou por crime passional, dívidas com drogas, latrocínio? Impressionante a falta de apuração dos fatos. O que importa no noticiário, à uma parte dos jornalistas homossexuais é: "Homossexual foi brutalmente assassinado". Logo, o leitor, telespectador, automaticamente terá em mente que foi um crime de ódio pela condição sexual do vitimado. É aí que crescem as distorções da realidade. Existem crimes contra homossexuais?É óbvio que existem.Existem pessoas sem um pingo de amor ao próximo que ferem, ofendem e até matam por essa "diferença sexual". Alguns maus jornalistas estão criando uma irrealidade.Uma super proteção de um grupo que, sofre perseguições, mas nem todo crime que os envolvem, é perseguição, homofobia. Tudo virou homofobia..ter uma opinião contrária, virou homofobia. Eu sou favorável ao casamento de pessoas do mesmo sexo, pois dá maior segurança jurídica aos envolvidos.É um contrato. Se pessoas ficarem bem, é isso que defendo.É minha crença, é minha fé: fazer o melhor à sí, ao próximo e deixar os julgamentos tão somente para Deus. Mas não me imponham opniões pré-formadas e distorções escancaradas à bel-prazer de benefícios particulares.

sábado, 2 de março de 2013

Living with panic disorder

Panic disorder is an anxiety disorder that causes sudden attacks of panic, which are very intense minutes of terror. Among the most common symptoms during a crisis, we have: heart rate, chest pain or tightness, numbness in hands and feet, feeling of suffocation, drowsiness legs, excessive sweating, feeling of losing control and / or fainting, feeling be out of themselves, pain in arms and other limbs, neck pain, feeling of having a stroke or enfartando, wanted to run and terrible thoughts (like death, is seeing a stretcher, among others). I live with this disease for over 20 years. My first crisis was at 11 years.And nothing bad happened to have a crise.I was on vacation with my family in the car for my dad, drive at 40 km / h in a rural road. Nothing, any fact that would generate fear or stress triggered it. It was only one crisis in 11 age, turning to have at age 14.But realized that fear on me.I´m routinely settled in to the doctor and, thank God, never had anything abnormal. But some fear and crisis persisted and the difficulty of diagnosis at the time led me to do more tests that a person does for a living .. electrocardiogram, electroencephalogram, ecodopler, treadmill, mapping thyroid blood tests in droves, all x ray types and others. Nothing. According to the doctors, I had nothing..Was in 1990 (I was 14 years old). But they never stopped my seizures (were not daily, but the fear was) until, at 16 to 17 years a psychiatrist diagnosed me with such a disorder. Prescribed me an antidepressant and an anxiolytic. Crises ceased completely in a few days.The also decreases anxiety as well. But I had two relapses (age 18 and age 32) and, again, I have dealt with new medication (same type of medication, but more modern). I improved. They spent 3 years after the end of treatment (2 years in treatment) and came back to have crisis, but of lesser intensity and sporadics (certainly triggered by constant stress and problems). The remedy can cure you forever, but relapses can occur in over 50% ds cases after 3 years of the end of treatment (read the label I used an antidepressant). Treating panic disorder requires more than medicine. Most carriers have sporadics crises (except at the height of the crisis, where they can be even daily). A crisis lasts between 5 and 20 minutes on average, no more.The human body has its own means of self defense. As bad as that is a panic attack, it is nothing what ever witnessed. What makes a crisis worse OPINION are the thoughts that occur before and during a crisis. These thoughts feed a catastrophic crisis, making it more painful. In the worst crisis of my life where I thought I was, in fact, dying a few hours later (courtesy of the crisis, but a huge fear installed), went to PS pressure normal, normal heart beat, nothing arrhythmia. PS Have you stopped at inumerous times.I have 36 years .. I have done about 15 electros. So do not just take medications only. You must change the mind. Many patients spend months without even a crisis, only living in constant fear of having new crises.Is, somehow trauma. Many no longer have a normal life and eventually people become agoraphobic (fear of leaving / being away, affecting a considerable proportion of patients.) I was 3 months without leaving home. It is this fear that should was be treated.This trauma. And there are no pills, remedies for fears and traumas.Have remedy for fear of cockroach? There is a requirement to provide a change in the pattern of thought constant thought of having new crises.This should change, because if it does not change, the drugs only treat the physical symptoms of anxiety, not the cause (fear / trauma). Therapy offers this treatment. Therapy, the CBT (cognitive behavioral therapy), exposes you to fear at some point, that may even generate a strong crisis after another average and even cease to be important. CBT helps to decrease the level of anxiety and intensity of a crisis. As I pointed out, a crisis is compounded by the fears and recurrent thoughts of another crisis. A panic attack, treatment with therapeutic quoted, may cease to exist or is it just an event not relevant. Many people are cured by complete panic, others not. This follows from the very condition of life of each, the stress of daily pressures. It is also important to get rid of things which can annoy you. We all have problems, but if you can eliminate some help too. Forget, for example, want to solve problems of others peoples.Forget want everything to be as you want. Flexibility in life is a step importante.No want to a hard weight in your hands. It's simple. They are choices. Someone will have a crisis for you? No. And while more "relax" you become more accessible to a person who surround you and sees the problems, the challenges in a more quiet. And more "relax", the chances of a crisis greatly reduce. Speaking to healing is always a doubt among experts. But it sure is taking a more relaxed, with less pressure, the chances diminish greatly. Review your vida.Look what you bother.Analyze what makes you anxious.And cut that is possible. Moreover, alcohol, caffeine, sodas like "cola", black tea, energy, foods that cause "stomach gas" who are enemies of anxiety. Who has born with a panic feature being anxious, wanting to bring the world back and be nervous and / or explosive. Control yourself. One method that has been learned in therapy .... breath control during a crisis (or threat), breathe slowly through the nose, 3 steps (might consider something every 1 second step) ... then slowly go releasing the mouth in three steps (or seconds). Only this method eliminates about 50% chances of having a crisis and who is in a crisis, its intensity decreases. Some people with panic disorder may also have OCD (obsessive compulsive disorder). It is another anxiety disorder, which does not necessarily generate panic attacks (despite being quite common), but hinders other carrier in their day-to-day. The person has bad thoughts in droves (obsessions) and can only decrease the relief of anxiety generated by such thoughts, doing rituals (compulsions). Compulsions are common touch something, repeat words, do "tics", prayers, repeated acts, redo things if clean / wash frequently and to excess and others. Around one third of patients with panic disorder have also OCD. Drug treatment in OCD is more complicated, and therapy is more effective in many cases. I also have OCD and briefly by two therapists spent a lot of quality. The OCD should be addressed without making rituals (compulsions). I could not go to therapy, for financial issue. But there are many books on these forward transtronos cited. I leave as an example, a very important book in my life, given by a very special person. The book is called, in portuguese: "Sem Medo de Ter Medo", Tito Paes de Barros Neto. Excellent book, easy to read, written by a renowned doctor in the area, which covers panic disorder, OCD, pro-traumatic stress disorder, social phobia. No such disease kill or leave sequelae, only that the injury socioeconomic left made me wish, at times, have a serious illness. Today, I'm eliminating everything that annoys me (which is possible). Certainly could have done before, but you just remember to correct certain points in your life, back when having a crisis or relapse ... lol) And more some information to complete: some people may develop panic attacks after drug use, excessive alcohol or thyroid problems. There is a heart condition called mitral valve prolapse, which can trigger seizures. But rarely is a problem that needs treatment, causing no risks common in health.It is common to anyone who has this problem (and ends up having panic attacks) it is similar to the way that panic disorder has no such problem. Sorry for my bad english! (Photo: "The Scream" by Edvard Munch)

O que é viver com a síndrome do pânico?

A síndrome do pânico (transtorno do pânico) é um transtorno ansioso que gera ataques repentinos de pânico, que são minutos de pavor bastante intensos. Dentre os sintomas mais comuns durante uma crise, temos: Coração acelerado, aperto ou dor no peito, formigamento nas mãos e pés, sensação de sufocamento, moleza nas pernas, suor excessivo, sensação de estar perdendo o controle e/ou desmaiando, sensação de estar fora de sí, dores nos braços e em outros membros, dor na nuca, sensação de estar enfartando ou tendo um derrame, vontade de sair correndo e pensamentos terríveis (como de morte, se vendo numa maca, dentre outros). Vivo com essa doença há mais de 20 anos. Desde cedo, ainda pré-adolescente.Minha primeira crise foi aos 11 anos.E nada de ruim aconteceu para que tivesse uma crise.Estava de férias com a família, dentro do carro de meu pai, passeando à 40 km/h numa estradinha do interior.Nada, nenhum fato que gerasse medo ou estresse a desencadeou. Foi só aquela crise aos 11 anos.Voltando a ter aos 14 anos.Mas percebia que o medo se instalou em mim.Ia rotineiramente ao médico e, graças à Deus, nunca tinha nada de anormal. Mas o medo e algumas crises persistiam e a dificuldade de diagnóstico à época me levou a fazer mais exames que uma pessoa faz durante uma vida..eletrocardiograma, eletroencéfalograma, ecodopler, esteira, mapeamento da tireóide, exames de sangue aos montes, raixo x de tudo e outros. Nada. Segundo os médicos, eu não tinha nada.Isso foi em 1990(tinha 14 anos de idade). Mas minhas crises não cessavam (não eram diárias, mas o medo era), até que, aos 16 para 17 anos um psiquiatra me diagnosticou com tal transtorno. Me receitou um antidepressivo e um ansiolítico. As crises cessarram por completo em poucos dias.A ansiedade também diminui bem. Mas tive duas recaídas (aos 18 anos e aos 32 anos) e, novamente, me tratei com nova medicação (mesma tipo de medicação, mas, mais moderno). Melhorei. Passaram 3 anos após o término do tratamento (de 2 anos) e voltei a ter crise, mas de menor intensidade e exporádicas (certamente desencadeadas por problemas e estresse constantes). O remédio pode te curar para sempre, mas recaídas, podem ocorrer em mais de 50% ds casos após 3 anos do término do tratamento (li na bula de um antidepressivo que usei). Tratar o transtorno do pânico requer mais que remédios. A maioria dos portadores tem crises exporádicas (exceto no auge das crises, onde elas podem ser diárias até). Uma crise dura entre 5 e 20 minutos em média, não mais.O corpo humano tem meios próprios de auto defesa. Por pior que seja uma crise de pânico, ela não passa daquilo já presenciado. O que faz uma crise PARECER pior são os pensamentos que ocorrem antes e durante uma crise. Esses pensamentos catastróficos alimentam uma crise, tornando-a mais sofrida. Na pior crise da minha vida, onde pensei que estava, de fato, morrendo, algumas horas depois (da crise já cedida, mas um medo enorme instalado), fui ao P.S. Pressão normal, coração normal pulsação, sem nada de arritmia. Já parei no P.S inúmeras vezes.Tenho 36 anos..devo ter feito uns 15 eletros. Portanto, não basta só tomar medicações. Tem de mudar a mente. Muitos portadores passam meses sem ter uma crise sequer, só que vivem com medo constante de ter novas crises.É, de certa forma, um trauma. Muitos deixam de ter uma vida normal e acabam por se tornarem pessoas agorafóbicas (medo de sair/estar longe, que atinge uma parte considerável dos portadores).Eu fiquei 3 meses sem sair de casa. É esse medo que deve ser tratado.Esse trauma. E não existem pílulas, remédios para medos e traumas.Existe remédio para medo de barata? Existe a necesidade de uma mudança no padrão de pensamento.Esse pensamento constante de ter novas crises.Isso deve mudar, pois, se não muda, os remédios apenas tratam os sintomas físicos da ansiedade, não a causa (medo/trauma). A terapia oferece esse tratamento. A terapia, pela TCC (terapia cognitivo-comportamental), te expõe em determinado ponto ao medo, que pode até gerar uma crise forte, depois outra média e até deixar de ser importante. A TCC auxilia a diminuir o grau de ansiedade e a intensidade de uma crise. Como salientei, uma crise é agravada pelos temores e pensamentos recorrentes de uma nova crise. Uma crise de pânico, com o tratamento terapeutico citado, pode deixar de existir ou será apenas um evento sem maior relevância. Muitas pessoas se curam por completo do pânico, outras, não. Isso decorre muito da condição de vida de cada um, do estresse, das pressões diárias. É importante, também, se livrar até onde puder de fatos que te aborrecem. Todos temos problemas, mas se puder eliminar alguns, ajuda muito. Esqueça, por exemplo, querer resolver problemas dos outros.Esqueça querer que tudo saia conforme você quer. Flexibilidade na vida é um passo importante.Não queira carregar o mundo nas costas.Não dá. É simples. São escolhas. Alguém terá uma crise por você?Não. E, estando mais "relax" você se torna uma pessoa mais acessível aos que te cercam e encara os problemas, os desafios de uma maneira mais tranquila. E mais "relax", as chances de uma crise reduzem muito. Falar em cura para sempre é uma dúvida entre especialistas. Mas a certeza é que, tendo uma vida mais relaxada, com menos pressão, as chances diminuem muito. Reveja sua vida.Verifique o que te incomoda.Analise o que te deixa ansioso.E corte o que for possível. Além do mais, bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes tipo "cola", chá preto, energéticos, alimentos que estufam, são inimigos da ansiedade. Quem tem pânico nasceu com uma caracerística de ser ansioso, querer levar o mundo nas costas e ser nervoso e/ou explosivo. Controle-se. Um método que aprendi na terapia foi o controle da respiração....durante uma crise (ou ameaça), respire devagar pelo nariz, em 3 estapas (pode considerar coisa de 1 segundo cada etapa)...em seguida, lentamente, vá soltando pela boca, em 3 etapas (ou segundo). Só esse método elimina em cerca de 50% as chances de ter uma crise e, quem está numa crise, diminui sua intensidade. Algumas pessoas com síndrome do pânico pode também ter TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). É outro transtorno ansioso, que, necessariamente, não gera crises de pânico (apesar de ser bem comum), mas atrapalha demais o portador no seu dia-a-dia. A pessoa tem pensamentos ruins aos montes (obsessões) e só consegue diminuir o alívio da ansiedade gerada por tais pensamentos, fazendo rituais (compulsões). As compulsões comuns são tocar em algo, repetir palavras, fazer "cacoetes", fazer orações, repetir atos, refazer coisas, se limpar/lavar com frequência e em excesso e outros. Ao redor de 1/3 dos portadores da síndrome do pânico (transtorno do pânico) tem também, TOC. O tratamento medicamentoso no TOC é mais complicado, sendo que a terapia é mais eficaz em muitos casos. Eu também tenho TOC e passei brevemente por duas terapeutas de muita qualidade. O TOC deve ser enfrentado sem fazer os rituais (compulsões). Não pude ir mais à terapia, por questão financeira. Mas há muitos livros sobre esses transtronos ansioso citados. Deixo como exemplo, um livro muito importante em minha vida, dado por uma pessoa muito especial. O livro se chama: "Sem Medo de Ter Medo", de Tipo Paes de Barros Neto. Livro excelente, de fácil leitura, escrito por um renomado médico da área, que aborda o transtorno do pânico, TOC, estresse pró-traumático, fobia social. Nenhuma doença dessas matam ou deixam sequelas, só que o prejuízo sócio-econômico deixado me fez desejar, em alguns momentos, ter uma grave doença. Hoje, estou eliminando tudo que me aborrece (o que é possível).Certamente poderia ter feito antes, mas você só se recorda de corrigir certos pontos em sua vida, quando volta a ter uma crise ou uma recaída...rs) E mais algumas informações para finalizar: algumas pessoas podem desenvolver ataques de pânico após o uso de drogas, excesso de alcool ou problemas na tireóide. Existe um problema no coração, chamado prolapso da válvula mitral, que pode desencadear as crises. Mas é um problema que raramente necessita de tratamento, pois não causa riscos à saúde.É comum quem tem esse problema (e acaba por ter crises de pânico) se tratar de maneira semelhante aos que tem o transtorno do pânico sem tal problema. (foto do quadro: O Grito, de Edvard Munch)

sexta-feira, 1 de março de 2013

Brasil se escreve com 0

Sairam os dados do Pib de 2012, divulgados pelo IBGE: Pib de 0,9%...um belo "0" na frente...nada que começa com "0" deve ser visto com bons olhos em especial, relacionados ao crescimento anual de uma economia emergente (onde há mais mercado a ser explorado do que em países ricos). Pelas palavras do ministro da fazenda, só se o Brasil for o único país do mundo que possui a "fórmula mágica" de crescimento de emprego e renda com pibinho. Nossa taxa de juros é a terceira ou quarta mais alta do mundo.Já começa por aí. Alia-se ao fato de termos pib industrial negativo na indústria e na agricultura no ano passado. Acham possível segurar emprego com pib negativo nesses setores? Serviços (que sempre despontava) teve crescimento pífio...coisa de 1,7%. Seu ministro..a geração de empregos em janeiro de 2013 caiu 75% em relação ao mesmo período de 2012. Estou falando desse ano.Se estivesse em ritmo de crescimento a economia, de retomada, janeiro teria, ao menos, mantido o mesmo percentual de janeiro/2012. Olham o lamaçal que criaram: juros elevadíssimos, inadimplência excessiva, preços dos alimentos nas nuvens, bolha imobiliária e perda de competitividade na indústria. E um crescimento da divida interna de 11% em 2012 e que ficará entre 7% e 11% em 2013, segundo projeções.Se a dívida interna cresce muito mais que o Pib...Europa. Cadê vocês, defensores? (foto: jornal "O Fluminense")

Culpa: até onde é aceitável?

A culpa é a auto-condenação de algo que fizemos e nos arrependemos de ter feito.Assim como o julgamento de outros acerca de um eventual erro seu. Mas na esfera da auto-condenação, é quando pomos a mão na consciência e dizemos: "poxa..o que é que eu fiz?" É um sentimento inerente à maioria das pessoas (à exceção, são as pessoas sem um pingo de amor em seus corações). É o auto-juízo, baseado num livre-arbítrio.Existem as culpas as quais pessoas te condenam e, não necessariamente, você concorda, mas esse auto-juízo é implacável, é indúbio, é somente seu. A culpa nos alerta para eventuais posturas e práticas que fazem mal aos outros e à nós mesmos. Mas não pode ser um sentimento de constante lamúria, de eterna condenação. Quando chega nesse patamar, acaba sendo um fardo, um sofrimento exagerado. Foge à regra do aprimoramento como ser humano, se transformando num obstáculo para novos aprendizados. "vá e não peques mais" Essa passagem bíblica cai como uma luva na questão da culpa, em vista que diz para não fazermos mais aquilo e seguirmos nossos caminhos. Somos seres humanos, falhos em diversos pontos. Sem exceções. Sentir "culpa" é assumir um erro, uma postura equivocada e continuar sua jornada. Não é para carregar a culpa, por mais grave que tenha sido o motivo, a razão dessa condenação. É aceitá-la, pedir perdão (quando for possível - se não for possível pedir perdão pessoalmente, peça de coração que o universo entenderá) e seguir em frente.Se carregar a culpa, você criará um círculo vicioso de mais culpas, pois certamente, estando com esse "peso nas costas", acabará por criar novas situações condenáveis aos outros e, em especial, à você mesmo. Liberte-se da culpa já e será alguém melhor para sí, para os outros.

Arrependimento

Arrependimento: Do grego μεταμέλεια - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente), arrependimento quer dizer "Mudança de Mentalidade". Um novo raciocínio acerca de um fato, que leva a pessoa à mudar de opinião. É um sentimento nobre, pois parte da flexibilidade da pessoa. Muitos não assumem seus erros, pois acham que são os senhores do tempo e donos da verdade, mesmo que seus subconscientes estejam criando um conflito interno. Se arrepender é estar disposto à mudanças.É ter uma postura diferente.É ter uma mentalidade oposta da original.É evoluir como ser humano. Permita-se se arepender. O arrependimento abre as portas para o perdão. Permita-se perdoar.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O teste do amor

O amor, penso eu, engloba diversas atitudes esperadas por uma pessoa de bom coração e boa intenção (não, o inferno não está cheio de boas intenções). Não é paixão, que é algo exagerado, fogoso, mas que esfria rápido, pois não tem base. Amar é compartilhar vidas. É estar em todas as situações presentes.Boas e ruins. É respeitar e ser respeitado...é ceder...é ser flexível...é compreender...é ajudar....é se aprimorar...é se desculpar...é se vigiar. Criar uma atmosfera para receber o coração do outro, sem deixar de perder a sua essência. É se entregar, não de cabeça, mas de coração. É saber todos os detalhes da vida da pessoa, ouvindo sem parecer que seja algo enfadonho, mas sim, ouvir e compreender o porquê de certas conversas - que podem ser apenas desabafos. É entender a razão que leva tal pessoa a ter certos comportamentos que te desagrada. Não queira mudar uma pessoa em pequenas coisas que te aborrecem..tente compreender e ser maleável na objeção. Sim..na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza. Situações difíceis são testes.São provas que Deus nos impõe para ver até onde aguentamos."Prova de amor"..parece clichê, mas é real. Para testar a veracidade do amor ou a paciência para com o outro, provas podem ocorrer. Penso que se está ao lado de alguém, numa posição confortável, sem problemas, é até preocupante, pois nas dificuldades podem ocorrer uma decepção (não que deva haver sempre problemas).Mas acho que uma dose deles, em determinado momento, se faz necessário. Em suma: quem ama, está sempre ao lado, independente de qualquer circunstância.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O comunismo cubano

Se Cuba fosse essa maravilha toda, 15 mil cubanos não teriam perdido a vida na travessia para Miami.Fugir para quê?Aleatoriamente? Exceto em períodos de fortes turbulências no Brasil, não se ouvia falar em fugas em massa do país. Vocês que defendem o regime cubano, vão embora..sumam pseudo patriotas.Vão flamejar suas bandeirolas vermelhas na terra do lobo, pequenas ovelhas sem voz. Esse regime só se sustentou quando havia a União Soviética que punha um x valor anual dentro de Cuba, apenas por interesses estratégicos (proximidade com os EUA). Após a queda da URSS, Cuba entrou em profunda crise e no decorrer dos anos seguintes, teve que flexibilizar o "dedo do Estado" no país. Quer dizer, Cuba nunca foi capaz de gerir por sí mesmo, o seu ideal.Caiu a URSS, caiu o ideal (por isso, alguma flexibilização do Estado, senão, pessoas morreriam de fome). Isso sem deixar de citar que Cuba recebe petróleo da Venezuela à preços irrisórios e ajuda "selada" de diversos países. Cuba não se sustenta sem auxílio.Nunca se sustentou.Nunca teve capacidade de manter uma postura, mesmo equivocada por sí mesmo.Chamo de ideal apenas por uma questão de praticidade (ou por falta de palavras), pois ideais são algo exclusivo, ímpares, livres e imparciais. Se Fidel viver mais 10 anos, certamente viria "sua " ilha se transformando numa próspera nação capitalista, com muito potencial a ser explorado. O cara é comunista porque não conheceu o dinheiro.O cara é comunista porque em Cuba não se pode acessar a internet. O cara é comunista, pois se for contra, o prendem ou matam. Ideais verdadeiros não são impostos, são aceitos pela maioria.Quando não há liberdade, não há ideais. Não acho o capitalismo a melhor "ideologia", mas, ao menos, nos oferece liberdade - e isso, não tem preço.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como é difícil ser micro empresário

Por ano à fio, vivo com constante dor de cabeça, pois não consegui mudar os ramos de atividade de minha empresa (Simples) e alterar o local, de MG para SP. Uma empresa que teve muito pouca movimentação, poucas notas tiradas (e todos os Darf pagos).A bem da verdade, acho que só teve uma nota de compra de serviço, de R$ 20,00, que foi decorrente da contratação de um serviço de proteção ao crédito.Nada mais. Por 6 vezes seguidas a Receita exigiu o código do novo ramo de atividade.Sempre dava problema no envio/recebimento.Por 2 anos à fio, essa burocracia, até que desisti. Me recordo que até a contadora, que fez o que pode, disse que um de seus clientes desistiu e mudou para a Dinamarca. Tentei fazer o certo.Mas o país não é certo. Abrir?Fácil?Vá fechar ou fazer mudanças? Muita dor de cabeça! Acabei deixando até de declarar inatividade..são 3 anos sem declaração.E vai ser um complicador, pos acumula multas. Acho que o governo deveria facilitar o abrir e fechar de uma empresa. Se não tem movimentação, encerra.Não tem entrada, não tem saída de nota por um período, encerra.Se teve uma ou outra nota, cobre uma multa e encerre.Não deixe ativa a empresa, pois atrela ao CPF. Paguei por um serviço, perdi dinheiro e a empresa de contabilidade, perdeu tempo e dinheiro. Lembro de ter ido, em 2011, à cidade onde está registrada a empresa e na Receita um fucionário disse que havia passado o código por e-mail.E como a contabilidade não recebeu? Mas poxa vida...porque é tão torturante e burocrático?

Grammy serve para quê?

Quando vejo esses nomes do Grammy, não consigo ver talento, com algumas exceções (Adele, por exemplo). Kate Perry?Rihanna?Taylor Swift? São melhores que Amy Macdonald, Celtic Woman?Hayley Westenra?Regina Spektor?Ou mesmo, Zooey Deschanel? Nos anos 1980 (e até hoje), havia uma comparação entre Madonna e Cindy Lauper. Quem seguia à risca o que ditava a indústria musical, levava a melhor, sem ser a melhor. Sempre tive a crença de que, quem era considerado “rebelde”, era melhor, não por ser “rebelde” de fato, mas por ter a liberdade de criação - o que poderia ser considerado "rebeldia" aos que mandam na indústria musical.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cuba é bom até alguém criticar

Adivinhem de onde partiu a ordem dos protestos contra a blogueira cubana? Em Cuba, 15000 perderam a vida apenas na fuga pelo oceano até os EUA...a nossa ditadura (que é condenável), ceifou e desapareceu com a vida de 394 pessoas. (Foto:igepri.org)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A nossa vulnerabilidade

Ao abrir a internet hoje, li a notícia sobre o meteoro que se fragmentou ao adentrar na atmosfera terrestre. Pensei: "- disseram que iria passar à 27000 km de distância da Terra.Erraram" Mas era outro meteoro esse que caiu na Rússia.Errei. Me pergunto: será que não conseguiram detectar esse meteoro? Será que esse meteoro que caiu na Rússia não é um fragmento desse que passará pela Terra às 17:25 (hora de Brasília)? Será que junto desse meteoro que passará perto da Terra não "trás" outros não visiveis pelos astrônomos? Li recentemente uma entrevista de um astrônomo que salientava que nem metade dos meteoros poderiam ser avistados, mesmo os muito próximos da Terra. É uma questão de falta de mais observatórios, a luz do sol que ofusca. Enfim, devemos nos preocupar com essa questão com mais seriedade - e humildade. Uma autoridade russa (me parece ser um ministro) disse que riram recentemente da ideia dele sobre a prevenção contra esses corpos celestes. Esse que passou pela Rússia não foi numa área isolada, como alguns salientam...numa distância de poucas dezenas de quilômetros dessa entrada do meteoro, há uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes. (Foto: Terra)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Terra da agiotagem e picaretagem legalizada

Inadimplência sobe no comércio quase 12% em relação ao mesmo período do ano passado, noticiou o Uol.Está bem o Brasil! Isso que tivemos ano passado uma redução forte da Selic. Qual a desculpa que alguns especialista dirão ou o governo? "é que esse janeiro teve feriados em demasia".."é um ajuste sazonal"..."estava previsto essa piora, que vem antes da melhora".."esse janeiro foi atípico". Parem com essas mentiras!!Pib de 0,98% com juros de 9% ao mês no cartão não é uma fórmula que dá certo em lugar algum do mundo. Se o consumidor atrasa uma conta vem uma paulada de juros..é uma punição e não deveria ser..se a pessoa atrasa cobre, lucre em cima dela sim, mas 2%, não 5%, 10% como financiamentos de carro. Pensou se todos atrasssem e houvesse um juros de 2% em cima??Além de ser uma ótima rentabildiade ao credor, permitiria que a pessoa honrasse seus compromissos. Mas cobram 5%, 10%..ai a pessoa não consegue pagar, vai parar num órgão de proteção - que é um empecilho para o consumo voltar a crescer. Outro dia olhando uma fatura do cartão: CET (custo efetivo total): 14,5% ao mês...é ou não é agiotagem? Eu, como brasileiro, estou perdendo o respeito por essa nação. Acho que o brasileiro está percebendo que o país não é sério e está deixando de ser um cidadão sério. Se vem uma fatura de R$ 1000 a pessoa se embanana e não paga, mês que vem, serão R$ 1100 (considerando 10% de juros mensais). Quebrou o orçamento da pessoa. Ela deixa de pagar o cartão, daqui 1 ano essa dívida estará na casa dos R$ 2500..aí ele não paga mesmo..o banco vende a dívida para um escritório de cobrança - que coagem muitas vezes com funcionários mal instruídos e mal educados (gravem as conversas). No geral vão jogar a dívida para R$ 5000, mas se pagar à vista ela ficará em R$ 2000, mas se parcelar vão embutir juros altos e não darão tantos descontos.Há regras de empresas corretas, onde há respeito. Passou 3 anos...vão fechar em R$ 1000. Está certo isso? Não...a dívida não deveria ter crescido muito em 1 ano e diminuido 3 anos depois.Muita gente, má intencioanda, faz dívida pois sabe que é assim que funciona.Ai os bancos e financeiras embutem mais juros, como uma forma de "seguro".É um ciclo nocivo, que prejudica os que pagam em dia, os que se atrasam por contratempos e impede pessoas com nome sujo de voltar ao mercado consumidor à crédito.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O péssimo exemplo de algumas igrejas

Alguns podem salientar..." a igreja precisa sobreviver"...é fato. Mas imaginem uma igreja com 300 fiéis fixos. 1 pessoa por m2 (sem aperto) necessita 300m2...um salão pequeno. Paga R$ 3000 de aluguel, R$ 800 entre água e luz, R$ 300 de telefone, R$ 2000 de ajuda aos necessitados, R$ 500 de manutenção do prédio/iptu, R$ 500 em materiais de limpeza, R$ 1000 para uma pessoa fazer a limpeza e R$ 6000 de salário do "pastor"..isso dá R$ 14100 mensais..divida por 300 (número de fiéis fixos) e teremos R$ 47 mensais por fiél. R$ 47 mensais...bem menos que o dízimo de um salário mínimo. Se esses homens acreditam em milagres, porque não pedir à D´us um salário fora da igreja?Isso nem seria um milagre, mas uma benção.Mas nessa conta computei R$ 6000 mensais de salário do "pastor" e R$ 1000 de uma faxineira.. Será que o povo não questiona nada?Será que não percebem que igreja não pode dar lucro? A igreja deveria ter um papel evangelizador e de amparo (pus na conta acima R$ 2000 mensais de ajuda aos necessitados).Porque pedir tanto dinheiro, tanta coisa sendo vendida? Se esqueceram da "voadora" de Cristo no templo?Mudou algo?

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Gasolina: vem mais aumento?

Eu não entendo essas contas da Petrobrás. Imagine que ele produza 2 milhões de barris de petróleo/dia e importe 400mil barris de petróleo/dia. É uma empresa com +- 51% do capital nas mãos do governo.Metade dela, em tese, deveria atender à população, beneficiando-a. Em 2012 e 2013, a Petrobrás aumentou o preço da gasolina em 14,9%.Acima da inflação de 2012 e da projetada para 2013 juntas. Ok...há uma defasagem de preço no mercado internacional, mas essa defasagem não deveria atingir apenas o petróleo importado (os hipotéticos 400mil barris/dia que ela importa?).Houve também um incremento do preço do barril importado graças à desvalorização do real frente ao dolar, situação essa, invertida nos dias atuais, com o real valorizado. Sem deixar de citar o percentual maior de etanol na gasolina (o etanol é mais barato). Digo isso pois a presidente da Petrobrás, sra. Graça Foster, busca novos aumentos na gasolina e diesel.

Processado pode, inadimplente, não.

O Brasil é um país engraçado: o novo presidente da Câmara dos Deputados, responde processo, o novo presidente do Senado, responde processo. Aí o trabalhador, que por desemprego, doença, descuido ou juros altos ficou inadimplente, vai parar no SPC/Serasa e terá muita dificuldade em conseguir um....emprego.

Vá e não peques mais

"E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela." (João 8:7) "E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.".(João 8:11) Essas passagens da Bíblia narram o perdão de Jesus para com Maria, uma mulher adúltera.À época tal mulher seria apedrejada, seguindo as leis Mosáicas. Mas Jesus não há condenou e a ensinou: "vá e não peques mais" Vez ou outra dou uma "zapeada" na tv e me deparo com sermões televisivos cheios de praguejamento, condenação e julgamento. Que digno são, esses homens, que tentam se sobrepor aos ensinamentos de Crito? Porque julgar alguém? Porque não analisar os porquês que levaram determinada pessoa a cometer um erro?E porque não analisamos o porquê de um erro nosso cometido? É simples.É universal.Independe de crença. Todos erram.E só estamos no direito de julgar se nada tivermos de errado.Nada.E que ser vivo não tem um erro a ser justificado?Nenhum. Há pessoas que erram mais, outras, erram menos. Mas todos erram. Quando se fala em amor, dar um buquê de flores, dizer "eu te amo", comprar uma cesta básica são coisas simplistas até. Mas de que valia tem ser um bom samaritano, gastar com presentes, ajudar o outro se o seu coração é uma pedra?Se você não consegue perdoar um erro alheio ou mesmo, um erro seu? Perdoar não significa aceitar o erro, mas sim, entender (ou tentar entender) o que fez tal pessoa (ou você mesmo) à errar. Perdoar é tirar um bloco do peito.É virar a página.É seguir a vida. Há condutas que, de fato, são marcantes e nunca aceitaremos.Mas se por no lugar da pessoa, entender os motivos, diminui o julgamento (que não deveria existir). Existe o ato e o feitor do ato.O ato pode ser reprovável, o feitor deve ser perdoado. Se você se depara com uma situação a qual tem certeza que é errado, está no direito de questionar a pessoa, repreender a pessoa (mas em reservado, longe de outras pessoas). Se você se depara com algo errado e nada faz, é cúmplice do ato. Em suma: devemos perdoar as pessoas, mesmo discordando dos porquês.Devemos sim, repreender uma pessoa, no silêncio, quando se há a certeza que houve um ato falho, uma postura errada. E a raiva só fará mal à quem a tem.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Queda no preço de imóveis?Nem tanto

Os imóveis subiram de preço não apenas porque brasileiros estão comprando imóveis, mas sim, porque há estrangeiros (e brasileiros) querendo um melhor retorno do seu capital..compram na planta e vendem nas chaves 2 anos depois com 30% de lucro..isso dá 1,25% de retorno mensal.Na União Européia essa é a taxa aproximada de juros anual. Agora em 2013 haverá desvalorização?Talvez sim, pois desde o ano passado já vem ocorrendo uma diminuição dos lançamentos, graças ao medíocre crescimento de nosso Pib, mas ainda assim terá os estrangeiros e os brasileiros que querem investir em imóveis, pelo melhor retorno (o brasileiro entrará mais forte nessa pois os juros caíram consideravelmente ano passado no país). Porem essa queda não será tão expressiva como se especula. Não imagino o preço dos imóveis caindo mais que 5%, 8% em 2013, podendo em 2014 ter um forte incremento pela Copa, em especial, nos entornos dos estádios que receberão alguma melhoria.Sim...após a Copa poderá haver uma correção dos preços inflados nas regiões vizinhas aos estádios.Mas certamente em alguns pontos de Itaquera, favelas serão substituídas por imóveis de classe média.Será algo mais profundo, uma mudança do perfil sócio-econômico do bairro (ou parte dele).Isso pode ocorrer no entorno de outros estádios pois receberão melhorias na infra-estrutura viária. Queda significativa de preços?Salvo uma grave crise mundial.Uma ruptura na União Européia, uma forte queda do crescimento do Pib chinês ou norte-americano.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Eu posso condenar Calheiros?

Renan Calheiros, acusado por três crimes, é o novo presidente do Senado Federal. Sim...muitos estão perplexos, mas estamos numa democracia e Renan está aí, pois foi eleito pelo povo, via voto direito (é senador até 2018). Se esse homem ocupa hoje a presidência do Senado - que tem suma importância para o andamento do país, é de nossa responsabilidade. Paremos de culpar os outros...todos temos culpa, ou melhor, responsabilidades por isso.

Cristãos que condenam

Lendo uma matéria no Uol sobre uma moça com câncer em estado terminal, que criou uma lista de sonhos a realizar, me deparei com o seguinte comentário: "Todos os pecados capitais estao contidos em sua lista. Prepare o espirito e assim será recompensada. Mesmo em um momento como esse, essa moça consegue esbanjar pobreza de espirito." Entre os desejos da moça doente, estão: ", ir à shows, tomar um chá da tarde, fazer compras, viagens e diversões com a família, spa com as amigas, dar apoio a outro paciente de câncer para fazê-lo mais feliz, entre outros" Se há pecados, atire a primeira pedra quem não os têm!Não foi isso que disse o Senhor? Será que o senhor que fica no púlpito adornado da igreja dessa pessoa conseguiu desvirtuar sua fé, tornando-o uma pessoa sem amor, sem misericórdia, sem perdão? Se há condenação, não há amor.É simples. Muitas vezes, pouco importa o que sai da boca do homem, pois estamos rodeados de falsos profetas - o que importa, de fato, são as Palavras do Senhor, que são tenras, suaves e sem condenações. Cada dia que passa, vejo mais e mais fanatismo, vejo mais e mais falta de amor. Vejo irmão condenando irmão, só por ser de outra denominação religiosa.E todos somos irmãos perante Deus.Assim está nas Escrituras. Não há como você amar à Deus e condenar seu irmão (você pode repreender em momentos oportunos e em reservado). Não há como ser cristão se persegue e condena irmãos de outras denominações. Pessoas estão santificando os homens nos púlpitos.Condenam a idolatria, mas idolatram homens vivos. Jamais passaria em minha mente uma submissão e adoração à um homem. Ou se está ao lado ou se está...ao lado. Homens são falhos - os dos púlpitos também. Há pessoas com mais erros...há pessoas com menos erros. Essa é a realidade.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Déficit recorde da balança comercial

O déficit da balança comercial em janeiro ficou em US$ 4 bilhões - pior resultado mensal da história (culpa desse déficit decorre da importação de petróleo - mas...não éramos auto-suficientes?)...Oh governo, pare de brincar de ser EUA! E essa queda do dólar??Agravará mais ainda esse déficit?E o governo?Ficará de mãos atadas à espera do quê?

Carnaval e suas mesmices

E vem chegando o carnaval...é ligar a tv, por na "G" e aquela enxurrada de "manchetes" da "festa do povo"..poderiam até por replay, pois quase nada muda ano após ano. E na R!....certeza da gafes, falta de assunto e respostas desencontradas..reporter pergunta "A", entrevistado responde "Bazinga". E na "B"....cobertura de carnaval de rua...gente suada pulando, alguma "treta" para dar uma animada e os ouvidos aguentando uma música sendo tocada por 30 minutos seguidos no improviso.E a pergunta padrão: "O que você tem achado do carnaval esse ano?" Resposta padrão: "lindo, maravilhoso..vocês estão de parabéns pela cobertura"(certamente a pessoa queria dizer: "ganho para estar aqui e quero dormir"). Nada contra a cultura (real)....acho bacana os blocos de rua, os bailes de salão, as danças folclóricas, mas essa "imposição cultural moldada" que fazem nessa época beira o ridículo.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lei seca - exageros?

O governo endureceu ainda mais os limites de alcool permitidos no sangue, reduzindo a tolerância para 0,05 dg de alcool por litro de sangue. Vejam trecho da reportagem o G1/Maranhão: "Nas blitzes, é comum motoristas alegarem ter usado antisséptico bucal ou comido bombom de licor para se livrar da multa. Um teste feito com uma funcionária do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) esclarece as dúvidas. Ela usou um antisséptico e soprou no bafômetro, que apontou 2 gramas de álcool, o que equivale a mais de quatro copos de whisky" Quer dizer..corremos o risco de sermos parados e multados em quase R$ 2 mil por usar...antisséptico bucal?Vamos depender do quê?Da análise (muitas vezes, subjetiva) do policial em acreditar ou não que usamos um antisséptico bucal? Sou de São Paulo..nosso trânsito é tenso, estressante.O mesmo vale para nossas grandes cidades. Será que uma taça de vinho, uma lata de cerveja, uma tulipa de chopp ou uma dose de whisky não seria benéfico, em vista que diminuiria a tensão ao dirigir? Nos EUA, em geral, a média é de 0,8 dg/l...no Canadá,0,8 dg/l..na França, Itália, Espanha e Alemanha, 0,5 dg/l No Brasil 0 dg/l com tolerância de 0,05 dg/l. Uma mulher, se comer 3 bombons e meio de lícor será reprovada.Se um homem comer 600 gramas de estrogonofe preparado com conhaque, ídem. Eu não bebo..já bebi e, antes da lei seca, tinha bom senso ao dirigir. Nunca bati o carro, nunca arrisquei a vida de ninguém. Se estava "meio alto", diminui a velocidade e ia para a pista da direita. Se eu posso, todos podem. Também vale o bom senso de cada um..se a pessoa beber uma tulipa de chopp, uma cerveja, uma dose de whisky, uma taça de vinho, tem de esperar ao redor de 1 hora para poder dirigir.Se forem 2 doses, 2 horas e por aí vai. Mas ainda acho que o limite de 1 dose/taça/tulipa (e seu equivalente em dg alcool/l) seria de bom senso, exceto aos que dirigem caminhões e ônibus. E devemos nos lembrar que o metabolismo de cada corpo difere, além do mais, quem bebe e come algo, sentirá menos o efeito do alcool. Sem deixar de citar que a lei abrange agora pessoas que fizeram uso de substâncias psicoativas.Mais uma vez, o julgameto será subjetivo. Toma remédio controlado (ansiolítico, antidepressivo)?Correrá o risco

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

É seguro extrair na camada pré-sal?

Certamente a Petrobrás tem mais experiência que qualquer outra grande empresa petrolífera na prospecção em águas profundas. Mas a existência do petróleo na camada do pré-sal não é uma exclusividade brasileira. Há indícios de petróleo nessa camada no Golfo do México, Costa leste/sodoeste da África, Japão entre outros. O que me pergunto é: é seguro extrair nessas profundidades? Me recordo do acidente no Golfo do México, pela BP. Foi uma dificuldade tremenda em fechar o poço, pela profundidade que se encontrava (não tão profundo quanto nosso pré-sal).Danos bilionários à empresa, pescadores, ao setor de turismo e meio-ambiente. Se ocorre um vazamento à 6000/7000 metros...dá para fechar um poço? Havendo reservas de bilhões de barris na costa do litoral sudeste e se extraindo bilhões de barris por anos à fio, isso não poderá afetar alguma falha geológica existente? Se não me engano, nos idos de 1960 tivemos um tremor de 6,3 graus na escala Richter no litoral do ES. Em 2008, um tremor de 5,2 graus na mesma escala no litoral sul de SP. A Petrobrás pode ter mais experiência nessas profundidades, da camada do pré-sal, mas a prospecção na camada pré-sal tem sido feita por demais petrolíferas mundo afora?Se não, quais as razões da negativa por parte dessas empresas?