terça-feira, 8 de agosto de 2017
Você e a comparação com o sucesso alheio
Querendo ou não, os efeitos comparativos são presentes em nosso cotidiano: o carro novo do vizinho, a promoção do colega de trabalho, o casamento de um amigo e etc.
Seria uma negação, uma auto sabotagem, desconsiderar que o êxito alheio causa uma reação em seu "eu", seja ela positiva (alegria pelo sucesso de um conhecido) ou negativa (inveja pelo sucesso alheio) - inveja - o mais perverso e incapacitante dos sentimentos, pois é, entre outras palavras, uma afirmação de sua incapacidade em obter o mesmo êxito que o seu semelhante, além de envenenar o seu sangue e contaminar a sua alma.
Como saber lidar de forma positiva com o sucesso alheio?
1 - analise, dentro do possível e de forma racional, a razão do sucesso da pessoa (trabalho, estudo, oportunidades, berço, esforço e etc).
2 - verifique se a sua vida atual permite alçar os mesmos êxitos (me esforcei igual?as oportunidades de vida dele são melhores que a minha, desde o berço?eu estava apto para alcançar o êxito?)
3 - não se culpar (reconhecer os erros é por um ponto final na história e recomeçar uma nova trajetória - já a culpa é remoer o passado, se torturando por algo imutável; é se adoecer com o passar do tempo).
Todos erram.Cedo ou tarde.Mas a culpa deve ser extinta de sua vida, para que um recomeço, uma guinada seja possível, pois, estando vivos, as oportunidades vivas estão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário