
Muitas empresas, em geral de fora do Brasil, usam de artífícios de vendas um tanto nebulosos.Nomes pomposos são dados à essas "fórmulas mágicas" de comercialização, mas o termo mais honesto é venda tipo "pirâmide".
O que fazem os "mágicos" das "pirâmides"?
Usam de artifícios como palestras, festas, jantares, música, bebidas, depoimentos e frases de efeito (pura neurolinguística), que envolve o futuro vendedor numa quase inegável aceitação do esquema.
O futuro vendedor se dispõe a gastar "x" valor para adquirir um determinado kit.Logo depois, vem outro kit e custos de propaganda.
O vendedor consegue vender alguma coisa, em geral, para amigos e familiares.
Mas se você quiser crescer (como induz as palestras), não pode ficar restrito em vendas miúdas..lembre-se: você quer mais..quer ficar rico..quer ter carrão na garagem..assim induz as palestras.
Aí aparece seu superior na pirâmide...ele te lembra que, para crescer no esquema, deve adquirir mais produtos (e conseguir outros vendedores)..não adquiir poucas centenas de reais em estoque, mas sim, milhares de reais.
Você, eufórico com os depoimentos e frases de efeito, se endivida e faz estoque.
Só que seu número potencial de compradores é restrito...você não tem para quem oferecer os produtos estocados.Porque?
Você usou de seu círculo social apenas, investiu teoricamente poucos reais (comparando-se com os ganhos que nas palestas prometiam) e esse investimento é medíocre para que haja algum êxito comercial.Além do mais, certamente, em seu prédio tem outro vendedor que também oferece tais produtos.
Resumindo: há produtos demais para compradores de menos.
O seu produto não é leite Ninho, que vende praticamente sozinho e nem custa barato, pelo contrário.
O que ocorre: a empresa responsável por esse esquema de comercialização, lucra com vendedores "fracassados" e não com os exitosos, que são minoria.Fracassados são os vendedores que não conseguem ficar no esquema e se entopem de produtos, que encalham.Logo, desistem.
Para que haja membros no topo da pirâmide, é necessário que dezenas não deem certo pel caminho (que são os vendedores lubridiados pelos "top pirâmides" que não tem para onde comercializar).E o vendedor "top pirâmide" não deseja de forma alguma que os vendedores que ele conseguiu, tenham êxito. Lembre-se que a cartilha do esquema exige que você, para crescer, fora adquirir milhares de reais em produtos, deve conseguir "x" número de novos vendedores.E eles não podem dar certo, pois o mercado é limitado e você tem de vender mais e mais para subir na pirâmide.Você quer concorrência?Certamente não.Basta que o pobre vendedor o qual você conseguiu empurrar o kit compre uma ou poucas vezes e só.
O que percebo é que eles abordam pessoas de certo grau de instrução e/ou condição sócio-econômica...vide os carros adesivados, que, no geral, são bons.
Pessoas com ambição desenfreada...presas muito fáceis.
Não existe milagre nessa história...uma escassa minoria terá êxito...alguém pagará por tal êxito.
O esquema quer vender a idéia de que é possível que todos adquiram seus produtos.Se o mercado comporta, por exemplo, 1000 produtos, eles te induzem a crer que o mercado possa abosorver 10 vezes mais. Uma lenda..o mercado absorve aquilo que necessita absorver..você pode, via estratégias de marketing, conseguir que seu produto abranja um público maior, mas muito longe do que propagam os "mágicos das pirâmides".
Você não consegue aumentar o consumo de leite Ninho em 10 vezes!
Em suma: é possivel ter independência financeira?
Sim, claro...mas não fazendo parte de qq estratégica de vendas pré fabricada, onde alguém vai pagar a conta..esse alguém, certamente será voce.Uma minoria tera êxito, mas em detrimento do fracasso de uma maioria.Entenda-se fracasso, não como incompetência, mas sim, irrealidade de mercado propagada e inverdade no real potencial do produto.
Não existem fórmulas mágicas e inflexíveis.Vendas é criar novos mecanismos e se adequar ao seu público alvo.Constantemente..mutas vezes o mercado é que exige postura "a" ou "b", não você.
Não adianta querer vender carne bovina na Índia..deve-se tentar vender melhor os suínos.